ANÁLISE DE TEORIA DAS FILAS: SISTEMA DE FILAS DE UM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO

  • Francieli de Fátima de Oliveira
  • Mara Lucia Grando
  • Marcel Belusso
  • Stefan Antônio Bueno

Resumo

A teoria das filas apresenta um problema comum nos dias atuais o congestionamento de sistemas, onde a principal característica é a presença de “clientes” solicitando “serviços” de alguma maneira, seja pessoa física ou matéria-prima em processo. Em sua expressão mais simples, um sistema de filas é composto de elementos que querem ser atendidos em um posto de serviço e que, eventualmente, devem esperar até que o posto esteja disponível. Quando se trata do setor da saúde, devem-se considerar ainda as consequências que o atraso gerado por espera em uma fila pode ocasionar no aumento da gravidade ou sequelas do problema de saúde, ou diminuição da chance de cura do individuo. A importância de gerar indicadores de desempenho, ainda que analíticos, é auxiliar a tomada de decisão de maneira que o tamanho das filas e a permanência de indivíduos nelas sejam minimizados. Neste trabalho, a metodologia da Teoria de Filas foi aplicada em um Pronto Atendimento Emergencial do (SUS) a fim de analisar o comportamento da fila existente. Algumas das medidas de desempenho analisadas fazem referência à quantidade média de indivíduos na fila e no sistema, o tempo médio de espera na fila e no sistema, assim como a sua taxa de ocupação, através da metodologia aplicada e cálculos quantitativos utilizados, observou-se que a quantidade de atendentes disponíveis supre a demanda de clientes que chegam a fila do Pronto Atendimento Emergencial analisado.

Publicado
2017-08-16
Como Citar
DE OLIVEIRA, Francieli de Fátima et al. ANÁLISE DE TEORIA DAS FILAS: SISTEMA DE FILAS DE UM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 37 - 46, aug. 2017. ISSN 2594-4657. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/88>. Acesso em: 05 nov. 2024.
Seção
Artigos