O IMPACTO QUE A PANDEMIA DA COVID-19 PROPORCIONOU NA LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS DO RAMO ATACADISTA/VAREJISTA CIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO (GRUPO PÃO DE AÇÚCAR) E DO GRUPO CARREFOUR

  • Maykon Deividi Prestes
  • Mauro Juliani Júnior
  • Gilberto Antônio Niederle
  • Andressa Mara Pacheco de Oliveira Moschetta

Resumo

O artigo a seguir traz como proposta verificar se a pandemia da COVID-19 trouxe algum impacto na lucratividade de duas empresas do ramo atacadista/varejista listadas na bolsa de valores. Tendo como objetivos específicos: coletar informações sobre as demonstrações contábeis das empresas dos anos 2019 até 2021; elaborar a análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis do período de 2019 a 2021; verificar os impactos gerados pela pandemia da COVID-19 na lucratividade das empresas; comparar os impactos que a pandemia trouxe no desempenho das empresas estudadas. Foi realizado um estudo documental, com o método científico indutivo, com nível de pesquisa exploratório, sendo que os dados foram analisados e interpretados de forma quantitativa. Os dados foram tabulados em planilha do Excel e, posteriormente, produziu-se um relatório descritivo das análises, no primeiro momento foram analisadas as empresas individualmente e na sequência foi realizado um comparativo entre ambas. Ficou evidenciado que as duas empresas tiveram resultados positivos no período estudado, destacando-se o crescimento do setor de e-commerce e do segmento alimentício, impulsionados pela mudança nos hábitos dos consumidores. Por outro lado, os impactos negativos que ficaram evidentes, foram os custos das mercadorias, a inflação e a recessão econômica no final do período analisado.

Publicado
2023-08-11
Como Citar
PRESTES, Maykon Deividi et al. O IMPACTO QUE A PANDEMIA DA COVID-19 PROPORCIONOU NA LUCRATIVIDADE DAS EMPRESAS DO RAMO ATACADISTA/VAREJISTA CIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO (GRUPO PÃO DE AÇÚCAR) E DO GRUPO CARREFOUR. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 418-441, aug. 2023. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/558>. Acesso em: 27 apr. 2024.
Seção
Artigos