A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ENSINO

  • Oseias Luan Hunnig
  • Tiago Alberto Costella
  • Frankimar Wilson Mazetto
  • Roberto Kemper

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a contribuição da contabilidade para uma empresa do segmento de ensino. Para tanto, classifica-se o estudo como método indutivo. O nível de pesquisa foi a descritiva, o delineamento foi o estudo de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, realizada no mês de abril de 2016. A população do estudo são as instituições de ensino superior e a amostra é representada pela UCEFF Faculdades. A análise de dados foi qualitativa. Para desenvolver o lado empreendedor do aluno foi desenvolvida uma instituição de ensino privada. E os resultados do estudo evidenciam que a instituição foi constituída através de contrato social sendo a sociedade em nome coletivo ilimitada entre dois sócios e tem sua tributação através do Lucro Real. Para o início das atividades da empresa, foi realizado um investimento inicial através do capital dos sócios e através de capital de terceiros, que foi representado através do balanço patrimonial inicial. Os resultados apurados no primeiro trimestre foram representados na demonstração do resultado. Após o termino do trimestre foi desenvolvido um balanço patrimonial final demonstrando a situação da instituição.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
HUNNIG, Oseias Luan et al. A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ENSINO. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 42 - 65, june 2016. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/5>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos