EXPERENCIANDO FLIPPED CLASSROOM NA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A utilização da estatística aplicada à gestão nos cursos de administração, tem um importante papel para a sociedade. Diante desse cenário, compreender como as metodologias ativas potencializam a compreensão das medidas de tendências centrais no estudo da estatística no curso de administração se torna a proposta de investigação deste artigo. Neste sentido a atividade foi aplicada aos 28 acadêmicos do curso de administração, matriculados na disciplina de estatística e contou com uma proposta de sala de aula invertida como metodologia de ensino, aliada a um planejamento prévio, um jogo de cartas e Excel, possibilitou aproximar teoria e prática estabelecendo assim uma real correlação entre aplicação acadêmica, teórica e o desenvolvimento prático aplicado. As ferramentas e estratégias metodológicas ganham espaço no ensino superior em especial no ensino da matemática já que esta proposta busca fixar os conceitos apropriados pelos alunos de modo interativo, dinâmico envolvendo-os em atividades cada vez mais complexas com apoio de materiais relevantes.