PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO RAMO SUPERMERCADISTA

  • Alan Debovi
  • Eslin Ivan Simon
  • Frankimar Wilson Mazetto
  • Josiane Brighenti
  • Lademir Cremonini

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar qual o regime tributário adequado para uma empresa comercial do segmento supermercadista. Com relação aos procedimentos metodológicos utilizados no estudo, o método científico foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a descritiva, o delineamento foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, realizada no mês de agosto de 2017, observação e documentos. A população do estudo foram as empresas do segmento supermercadista e a amostra ficou representada pela empresa Comércio Marschall. A análise e interpretação dos dados foi qualitativa. A entrevista realizada junto à empresa observada foi de fundamental importância para a coleta de dados e informações essenciais para a criação de uma empresa comercial do segmento supermercadista, nesse caso, o Mercado HP LTDA EPP. Através do desenvolvimento de projeções para um ano de atividade, tais como projeção de vendas, de compra e custo de mercadorias, estoques e o levantamento de despesas operacionais, foi elaborado um planejamento tributário nos três regimes existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, com o objetivo de verificar qual é o regime tributário adequado para a empresa, ou seja, o que trará melhores resultados. Concluiu-se, portanto, que o melhor regime tributário para essa empresa é o Simples Nacional. Os resultados apurados durante as atividades foram representados na demonstração do resultado. Após foi desenvolvido um balanço patrimonial final para demonstrar a situação da empresa.

Publicado
2018-03-13
Como Citar
DEBOVI, Alan et al. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO RAMO SUPERMERCADISTA. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 91 - 117, mar. 2018. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/106>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos