ANÁLISE DA MELHORIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO RELACIONADA À INSALUBRIDADE

  • Marcelino Ramos
  • Cleusa Teresinha Anschau
  • Andresa Schneider

Resumo

O maior desafio da engenheira de segurança no trabalho nas organizações é quantificar o valor do investimento em segurança do trabalho para que os líderes das organizações possam prover recursos de forma estratégica para essa área, garantindo sua continuidade e crescimento de forma responsável, promovendo a segurança dos trabalhadores e de seus processos. Neste contesto, devem ser considerados as mais diversas formas de apresentar o
retorno do valor investido. O presente estudo tem como objetivo analisar uma proposta de melhoria voltada para a segurança no trabalho em um processo produtivo de uma agroindústria de Santa Catarina. O trabalho utilizou-se de estudo de campo em um processo de cozimento e defumação de produtos embutidos no período de setembro a dezembro de 2017. Onde foi estudado o processo atual e proposto uma melhoria na segurança do trabalho, no quesito da insalubridade com foco na continuidade do negócio e na economia gerada com a mudança, sendo aproximadamente R$ 59.485,35 anualmente, justificando assim o valor investido em segurança do trabalho.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
RAMOS, Marcelino; ANSCHAU, Cleusa Teresinha; SCHNEIDER, Andresa. ANÁLISE DA MELHORIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO RELACIONADA À INSALUBRIDADE. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 19 - 38, may 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/251>. Acesso em: 08 may 2024.
Seção
Engenharias