TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ESTUDO A DISTÂNCIA UTILIZANDO MOODLE
Resumo
A demanda por uma inclusão social maior e mais justa dá um salto a cada dia e a participação de toda a sociedade torna-se indispensável. As tecnologias assistivas, apesar de ser um termo novo, referem-se a todos os recursos e serviços que, de uma forma ou outra, servem de auxilio para pessoas portadoras de deficiência. Com o avanço da tecnologia é indispensável que essa inclusão aconteça também no mundo digital. As escolas estão se reinventando para acompanhar os avanços da tecnologia, mas não é só a educação que precisa se adequar as mudanças, a tecnologia também precisa tornar-se mais inclusiva e acessível para todos. A inclusão digital dos portadores de deficiência visual pode ser encarada como um desafio a ser vencido e não apenas uma barreira inquebrável. Não é de hoje que essa inclusão vem acontecendo, mas as dificuldades ainda são grandes e precisam de solução adequada. Este é um dos maiores propósitos deste trabalho, auxiliar, mesmo que de uma forma humilde, para o aumento da inclusão social e digital dos não videntes. Para isto faz-se necessário uma pesquisa teórica sobre o caso e a análise dos estudos de caso para entender realmente qual a dimensão da situação. Depois do estudo veio apresentam-se as ferramentas, DOSVOX e o NVDA, seus recursos, descritos no decorrer do trabalho, trazem ao usuário com deficiência visual uma nova chance de independência intelectual, porém, para chegar a esse resultado existe um caminho árduo a ser seguido.