TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ESTUDO A DISTÂNCIA UTILIZANDO MOODLE

  • Magali Rech Schenckel
  • Silviane Lawall Soares

Resumo

A demanda por uma inclusão social maior e mais justa dá um salto a cada dia e a participação de toda a sociedade torna-se indispensável. As tecnologias assistivas, apesar de ser um termo novo, referem-se a todos os recursos e serviços que, de uma forma ou outra, servem de auxilio para pessoas portadoras de deficiência. Com o avanço da tecnologia é indispensável que essa inclusão aconteça também no mundo digital. As escolas estão se reinventando para acompanhar os avanços da tecnologia, mas não é só a educação que precisa se adequar as mudanças, a tecnologia também precisa tornar-se mais inclusiva e acessível para todos. A inclusão digital dos portadores de deficiência visual pode ser encarada como um desafio a ser vencido e não apenas uma barreira inquebrável. Não é de hoje que essa inclusão vem acontecendo, mas as dificuldades ainda são grandes e precisam de solução adequada. Este é um dos maiores propósitos deste trabalho, auxiliar, mesmo que de uma forma humilde, para o aumento da inclusão social e digital dos não videntes. Para isto faz-se necessário uma pesquisa teórica sobre o caso e a análise dos estudos de caso para entender realmente qual a dimensão da situação. Depois do estudo veio apresentam-se as ferramentas, DOSVOX e o NVDA, seus recursos, descritos no decorrer do trabalho, trazem ao usuário com deficiência visual uma nova chance de independência intelectual, porém, para chegar a esse resultado existe um caminho árduo a ser seguido.

Publicado
2018-04-02
Como Citar
SCHENCKEL, Magali Rech; SOARES, Silviane Lawall. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ESTUDO A DISTÂNCIA UTILIZANDO MOODLE. Revista Connect EAD / ISSN 2595-5683, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 147 - 157, apr. 2018. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/connectead/article/view/272>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Artigos