TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO NA PRÁTICA DOCENTE

  • Patricia Delavy
  • Ricardo Werlang

Resumo

O artigo aborda a inserção de novas tecnologias no meio educacional para aperfeiçoar os métodos de ensino dos professores de modo a contribuir com o enriquecimento do conteúdo das aulas. Mas com toda essa tecnologia presente no cotidiano das pessoas, como inserir de forma eficaz os meios tecnológicos nos métodos de ensino dos professores a fim de enriquecer o conteúdo das aulas, com informações atualizadas, utilizando recursos em multimídia que tendem a atrair a atenção do educando? Tudo isso, sem que, no meio deste processo, o professor se sinta intimidado pelo aluno por ele ter um conhecimento mais prático em recursos tecnológicos. De que maneira aliar à tecnologia à educação de modo que o educando a use de forma positiva durante as aulas? A partir deste problema, o artigo terá como objetivo analisar recursos tecnológicos voltados à educação que podem ser inseridos na metodologia de ensino dos professores para, assim, aprimorar o aprendizado dos alunos em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa ação, onde primeiro foi analisado a infraestrutura tecnológica da escola a fim de avaliar o que poderia ser utilizado na aplicação. A aplicação que se constituiu em inserir as tecnologias nos métodos de ensino de um determinado professor de uma escola pública. Antes e após a aplicação foram aplicados formulários para então saber se houve melhora ou não. Sendo que a avaliação do projeto foi positiva, tanto para alunos como professora, ambos adoraram a experiência e gostariam que a mesma continuasse. Foi possível observar que a inserção de um gestor da tecnologia da informação se faz necessário para auxiliar alunos e professores nas atividades e para sugerir softwares e atividades relacionadas com a tecnologia. Com o projeto concluído se observou a importância das tecnologias em sala de aula, auxiliando o professor e os alunos, além da relevância que tem um gestor da tecnologia da informação para ajudar os alunos e principalmente os professores.

Publicado
2018-04-02
Como Citar
DELAVY, Patricia; WERLANG, Ricardo. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Connect EAD / ISSN 2595-5683, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 127 - 146, apr. 2018. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/connectead/article/view/271>. Acesso em: 04 dec. 2024.
Seção
Artigos