TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO DE APOIO AOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: O uso da plataforma MOODLE

  • Daniel Sehn
  • Juliane Colling

Resumo

Procurou-se pesquisar sobre a percepção dos professores acerca das possibilidades inovadoras de ensino (metodologias ativas de aprendizagem), compreendendo o uso das tecnologias de informação como recurso de apoio aos processos educacionais, na perspectiva de integrar a plataforma virtual MOODLE neste processo. O objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem em uma escola do munícipio de Itapiranga/SC, com professores do ensino fundamental, de modo a perceber e reconhecer o MOODLE como recurso inovador para a educação correspondeu na perspectiva de planejar e executar uma oficina sobre o ambiente virtual, compreendendo suas possibilidades e a importância das tecnologias no ambiente escolar. O procedimento metodológico utilizou-se do levantamento bibliográfico, seguido de uma pesquisa-ação, empregando o conhecimento da plataforma MOODLE aos alunos e à professora de informática da escola. Os resultados obtidos discutem as ações (oficina) e as formas de manuseio do MOODLE, desde o processo de instalação da plataforma, até os conhecimentos adquiridos pelos estudantes sobre utilização da plataforma.

Publicado
2018-04-02
Como Citar
SEHN, Daniel; COLLING, Juliane. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO DE APOIO AOS PROCESSOS EDUCACIONAIS: O uso da plataforma MOODLE. Revista Connect EAD / ISSN 2595-5683, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 109 - 126, apr. 2018. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/connectead/article/view/270>. Acesso em: 24 apr. 2024.
Seção
Artigos