O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Luciane Thomé
  • Juliane Colling

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar possibilidades de uso dos recursos digitais na inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no ensino regular, levando-as ao conhecimento de professores do município de Mondaí por meio da realização de uma oficina. Para tanto, foi realizada uma oficina com a utilização destes recursos com uma estudante portadora de deficiência que está inserida na educação regular, avaliando de que forma estes recursos podem contribuir no processo de ensino e aprendizado. Posteriormente, realizou-se uma oficina com professores de uma escola pública de Mondaí, SC, apresentando algumas reflexões acerca da inclusão das pessoas com deficiência e a potencialidade de uso dos recursos digitais. Como resultado da pesquisa, observa-se que o uso dos recursos digitais teve completa aceitação, tanto por parte da aluna, como pelos professores. A aluna demonstrou grande interesse na utilização dos recursos apresentados, sendo que estes possuem como objetivo o desenvolvimento de diferentes habilidades. Quanto aos professores, percebe-se o interesse em aprender mais sobre os recursos digitais voltados para a inclusão das pessoas com deficiência, bem como na utilização cotidiana de suas disciplinas, destacando de forma positiva a oficina realizada, que levou ao conhecimento deles novas sugestões de recursos digitais.

Publicado
2018-04-02
Como Citar
THOMÉ, Luciane; COLLING, Juliane. O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Connect EAD / ISSN 2595-5683, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 69 - 89, apr. 2018. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/connectead/article/view/268>. Acesso em: 04 dec. 2024.
Seção
Artigos