EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DE EQUIPES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM

  • Silviane Lawall Soares
  • Ricardo Werlang
  • Beatriz Moesch
  • Jhon Lenon Ozorio
  • Matheus Holscher

Resumo

A implantação de uma equipe de educação a distância (EaD) em uma instituição de ensino superior envolve diversas pessoas, de diferentes áreas e com diferentes competências e habilidades. Fazer com que essa equipe multidisciplinar e, algumas vezes, até geograficamente distantes, trabalhe de forma eficiente em conjunto não é uma tarefa muito simples. Ainda mais quando grandes projetos precisam ser realizados, enquanto as atividades diárias de atendimento e de solução de problemas não podem parar. O propósito deste trabalho é propor uma solução para gerenciamento de equipes como essas através do uso de metodologias ágeis e de ferramentas gratuitas. Neste trabalho, será detalhado uma solução para uso eficiente da metodologia ágil Scrum com as ferramentas Asana e Google Planilhas. Depois, será apresentado um relato de experiência do uso do Scrum na prática no dia a dia da equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UCEFF, uma instituição de ensino superior privado do Oeste Catarinense, que atua em três campi nas cidades de Chapecó e Itapiranga. A aplicação do Scrum no Nead nitidamente aprimorou o nível de satisfação e de comprometimento da equipe, fazendo que mais projetos fossem realizados e em menos tempo.

Publicado
2018-04-02
Como Citar
SOARES, Silviane Lawall et al. EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DE EQUIPES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM. Revista Connect EAD / ISSN 2595-5683, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 43 - 57, apr. 2018. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/connectead/article/view/266>. Acesso em: 04 dec. 2024.
Seção
Artigos