EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DE EQUIPES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM
Resumo
A implantação de uma equipe de educação a distância (EaD) em uma instituição de ensino superior envolve diversas pessoas, de diferentes áreas e com diferentes competências e habilidades. Fazer com que essa equipe multidisciplinar e, algumas vezes, até geograficamente distantes, trabalhe de forma eficiente em conjunto não é uma tarefa muito simples. Ainda mais quando grandes projetos precisam ser realizados, enquanto as atividades diárias de atendimento e de solução de problemas não podem parar. O propósito deste trabalho é propor uma solução para gerenciamento de equipes como essas através do uso de metodologias ágeis e de ferramentas gratuitas. Neste trabalho, será detalhado uma solução para uso eficiente da metodologia ágil Scrum com as ferramentas Asana e Google Planilhas. Depois, será apresentado um relato de experiência do uso do Scrum na prática no dia a dia da equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UCEFF, uma instituição de ensino superior privado do Oeste Catarinense, que atua em três campi nas cidades de Chapecó e Itapiranga. A aplicação do Scrum no Nead nitidamente aprimorou o nível de satisfação e de comprometimento da equipe, fazendo que mais projetos fossem realizados e em menos tempo.