PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Ana Giulia Kottwitz Noronha
  • Marcel Belusso

Resumo

O gerenciamento da produção de uma indústria, independente do setor que ela atua, é essencial para o bom desempenho e, consequentemente, bons resultados da mesma. A falta de um plano de produção e de métodos de trabalho para planejar e controlar suas atividades provoca desequilíbrio dentro da empresa, afetando os demais setores, visto que através da produção é possível gerar informações consistentes que serão utilizadas em momentos como a aquisição de materiais ou na elaboração de pedidos e orçamentos, além da venda e da expedição de seus produtos. Através desse cenário, o presente estudo busca encontrar propostas para melhorar a administração da produção e dos processos de uma indústria metalmecânica, através da implantação de métodos de trabalho relacionados ao planejamento e controle da produção. Após analisar o ambiente de estudo e os recursos disponíveis, foram levantados os procedimentos iniciais para a implantação do setor de PCP, com os principais ajustes que precisam ser realizados para que o mesmo funcione e assim suas tarefas possam ser realizadas com o auxílio do ERP utilizado pela empresa.

Publicado
2019-12-11
Como Citar
NORONHA, Ana Giulia Kottwitz; BELUSSO, Marcel. PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO OESTE DE SANTA CATARINA. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 137 - 156, dec. 2019. ISSN 2594-4657. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/280>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Artigos