SECAGEM DE LODOS DE EFLUENTES INDUSTRIAIS PARA QUEIMA NA CALDEIRA COMO BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA E REDUÇÃO DE CUSTOS COM A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS

  • Angelica Trindade Girotto
  • Fabio Junior Girotto
  • Cleusa Teresinha Anschau
  • Elaine Cristina De Souza Neves Serpa

Resumo

Este artigo discute a sustentabilidade ambiental em uma agroindústria avícola. O estudo segue uma abordagem quanto ao alto custo e impacto ambiental da destinação de resíduos sólidos provenientes do sistema de tratamento de efluentes, estes resíduos industriais causam um impacto ambiental devido ao destino em aterros e um alto custo devido à necessidade de destinação por uma empresa licenciada para transporte e destinação. Devidamente tratado estes resíduos podem ser utilizados para geração de energia a vapor em caldeira a cavaco. Os resultados da pesquisa demonstram que existem muitas oportunidades de sustentabilidade e reaproveitamentos no meio industrial. O ramo industrial dedicado ao abate e processamento de aves utiliza grandes quantidades de recursos e insumos em seus processos, gerando resíduos potencialmente poluentes e recursos energéticos que podem ser reaproveitados no processo, minimizando seu impacto ambiental, reduzindo custos operacionais e gerando energia. Conclui-se também que apesar dos grandes avanços já realizados em busca da sustentabilidade muito ainda há por se fazer no tão desejado equilíbrio econômico-ambiental.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
GIROTTO, Angelica Trindade et al. SECAGEM DE LODOS DE EFLUENTES INDUSTRIAIS PARA QUEIMA NA CALDEIRA COMO BIOMASSA NA GERAÇÃO DE ENERGIA E REDUÇÃO DE CUSTOS COM A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 175 - 190, july 2018. ISSN 2594-4657. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/207>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Artigos