APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS EM SISTEMA DE ATENDIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

  • Felipe Luis Zorzi Dalla Valle
  • Flavia Bringhenti
  • Mara Lucia Grando
  • Ronise de Paula

Resumo

Os sistemas de filas estão presentes em diversas situações no cotidiano da população, nas indústrias de qualquer porte e área de atuação, além do setor comercial. é possível localizar este fenômeno nos processos gargalos, que representam fator limitante da capacidade total de fabricação das empresas. a partir da necessidade de modelar e otimizar os sistemas complexos para simular tomadas de decisões e aplicação de estratégias globais, a pesquisa operacional busca o aperfeiçoamento das operações e gerenciamento com mais assertividade em qualquer organização em que for utilizada. a teoria das filas atua especificamente no nicho das filas, onde são aplicadas metodologias de mensuração de diversos indicadores de performance dos sistemas, com o objetivo de realizar adaptações e aperfeiçoar o sistema como um todo. com o objetivo de aplicar a teoria das filas em um sistema de atendimento de recursos humanos e demonstrar, este trabalho acadêmico é apresentado de forma indutiva. sua pesquisa foi realizada através de entrevistas, observações e formulário de mensuração de atendimentos. devido à grande utilização de informações estatísticas, esta análise é quantitativa, ao analisar os indicadores calculados segundo a teoria das filas e modelo de filas M/M/S é possível notar a eficiência do sistema em relação ao tempo de atendimento e de espera dos clientes, além da pouca taxa de ociosidade.

Publicado
2018-07-18
Como Citar
DALLA VALLE, Felipe Luis Zorzi et al. APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS EM SISTEMA DE ATENDIMENTO DE RECURSOS HUMANOS. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 59 - 71, july 2018. ISSN 2594-4657. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/199>. Acesso em: 27 dec. 2024.
Seção
Artigos