EDUCAÇÃO FINANCEIRA VS QUALIDADE DE VIDA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
Resumo
Esta pesquisa visa abordar sobre educação financeira com o objetivo geral de analisar o impacto da educação financeira na qualidade de vida dos alunos da Uceff Chapecó, para isso foi feito um resgate de conceito, diretrizes e órgãos que norteiam o mercado financeiro, e trazendo a teria da pirâmide de Maslow para explanar sobre qualidade de vida. Com relação aos procedimentos metodológicos, o estudo foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a descritiva, o delineamento foi survey. O instrumento de coleta de dados foi questionário, a população os acadêmicos da Uceff Faculdade e amostra foi 207 acadêmicos, e o método utilizado na interpretação dos dados foi quali-quantitativo. Os resultados evidenciam que o dinheiro garante diversos aspectos, de forma direta e indireta, da qualidade de vida, com um percentual de 87% que concordam com a afirmativa. Foi identificado que há um conhecimento base sobre educação financeira, 24% quando se fala em administração de renda; 63% em controle financeiro e 53% em reserva financeira , porém, não está bem difundido, como consequência alguns aspectos da qualidade de vida podem ser deixados de lado, para os supérfluos, que um consumo exagerado, como exemplo 83% do uso do cartão de credito parcelado, pode chegar a um ponto de endividamento que pode desencadear uma queda na qualidade de vida.