ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS E BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA UTILIZAÇÃO DE PNEUS RECAPADOS EM RELAÇÃO A PNEUS NOVOS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTES DE CARGAS FRACIONADAS

  • Ariel Simonini
  • Niloar Bissani
  • Gilberto Antônio Niederle
  • Andressa Mara Pacheco de Oliveira Moschetta

Resumo

O objetivo do presente estudo é comparar os custos, os benefícios econômicos e financeiros na utilização de pneus recapados em relação aos pneus novos em uma empresa de transportes de cargas fracionadas. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados para o estudo, o método utilizado foi o dedutivo, o nível de pesquisa foi a descritiva, quanto ao delineamento a pesquisa foi classificada como estudo de campo. Os instrumentos de coleta de dados são documentos, entrevista, fontes estatística e relatórios. A população do estudo são as transportadoras de cargas fracionadas e a amostra ficou representada pela empresa objeto do estudo. A técnica de análise e interpretação de dados foram a quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam que a expectativa com o estudo é que a utilização de pneus recapados nos caminhões da transportadora constatará uma redução significativa de gastos no orçamento mensal da empresa estudada. Outra situação que se deve analisar é a diminuição de pneus que serão descartados, tendo em vista que a recapagem fornece mais vidas úteis aos pneus, reduzindo também o consumo de petróleo para a produção dos mesmos.

Publicado
2023-08-11
Como Citar
SIMONINI, Ariel et al. ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS E BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA UTILIZAÇÃO DE PNEUS RECAPADOS EM RELAÇÃO A PNEUS NOVOS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTES DE CARGAS FRACIONADAS. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 91-111, aug. 2023. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/540>. Acesso em: 27 apr. 2024.
Seção
Artigos