A RELAÇÃO DO CONTADOR COM A TECNOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE LOCALIZADOS EM CHAPECÓ/SC

  • Aline Mileski
  • Tais Daiane Assumpção Bianchet
  • Andressa Mara Pacheco de Oliveira Moschetta

Resumo

O objetivo do estudo foi o de analisar a relação do contador com a tecnologia nos processos contábeis, fazendo um comparativo entre dois escritórios da cidade de Chapecó/SC. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método indutivo de pesquisa, nível de pesquisa descritiva, o delineamento foi estudo de caso, como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevista, questionário e documentos. A entrevista foi aplicada aos sócios, o questionário aplicado aos colaboradores e foram analisados os documentos de ambos os escritórios. A técnica de análise de dados foi qualitativa. A amostrada pesquisa foi de 8 respondentes. Através dos resultados obtidos, verifica-se que os avanços tecnológicos trouxeram benefícios para a contabilidade, e conclui-se que os profissionais contábeis concordam que a tecnologia agiliza na prestação de serviços e que as informações são passadas com maior agilidade para os seus clientes. Em comparação aos escritórios percebe-se que ambos estão atentos às tecnologias, mas que somente um deles trabalha com a contabilidade totalmente digital, sem manuseio de papeis.

Publicado
2023-08-11
Como Citar
MILESKI, Aline; BIANCHET, Tais Daiane Assumpção; MOSCHETTA, Andressa Mara Pacheco de Oliveira. A RELAÇÃO DO CONTADOR COM A TECNOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE LOCALIZADOS EM CHAPECÓ/SC. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 69-90, aug. 2023. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/539>. Acesso em: 27 apr. 2024.
Seção
Artigos