A PERCEPÇÃO DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DIANTE DO FENOMENO DA CONFUSÃO PATRIMONIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LOCALIZADAS NO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Lucas Eduardo Barpi
  • Mauro Juliani Junior
  • Gabriela Bertoletti Johann
  • Elton Zeni

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos escritórios de contabilidade diante do fenômeno da confusão patrimonial nas micro e pequenas empresas localizadas no oeste de Santa Catarina. Com relação aos procedimentos metodológicos o método científico utilizado no estudo foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a descritiva e o delineamento foi o survey. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e a Para a pesquisa, a população explorada serão todos os escritórios de contabilidade no oeste catarinense e a amostra são três escritórios de contabilidade, sendo dois de Xaxim (SC) e três de Chapecó (SC). A técnica de análise e interpretação dos dados foi a qualitativa. Os resultados evidenciam que o fenômeno da confusão patrimonial atinge diversos escritórios na região e normalmente é cometido sem o conhecimento do contador, onde ele necessita escriturar conforme seu entendimento da lei tais eventos. Observou-se falta de comunicação efetiva entre empresário e contador para devido cumprimentou da legislação. Relatou-se que os empresários cometem tais atos para obter descontos, para acobertar transações da pessoa física, por mero desconhecimento da maneira correta, por descaso com a qualidade da informação contábil, entre outros pontos. Concluiu-se que o empresário não possui e por vezes não tem interesse de obter o devido conhecimento de como gerir uma empresa.

Publicado
2023-08-11
Como Citar
BARPI, Lucas Eduardo et al. A PERCEPÇÃO DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DIANTE DO FENOMENO DA CONFUSÃO PATRIMONIAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LOCALIZADAS NO OESTE DE SANTA CATARINA. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 54-68, aug. 2023. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/538>. Acesso em: 27 apr. 2024.
Seção
Artigos