A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA UMA GESTÃO EFICAZ EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE TRINDADE DO SUL/RS

  • Kaue Antunes da Silva
  • Taís Daiane Soares Assumpção Bianchet
  • Cleonir Paulo Theisen

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a importância da contabilidade gerencial como ferramenta de apoio à gestão eficaz em uma pequena propriedade rural. A metodologia utilizada para o estudo foi o método indutivo, pois o estudo foi realizado em apenas uma única propriedade rural localizada no município de Trindade do Sul/RS. A pesquisa relacionada ao estudo classifica-se como uma pesquisa exploratória, pois serão apresentadas informações que para a realidade pesquisada considera-se algo novo, classificando o delineamento do estudo como estudo de caso e ainda utilizado como forma de instrumentos de coletas de dados: observação, entrevistas e documentos. Os resultados obtidos através da pesquisa pôde se perceber que o produtor rural precisa cada vez mais do auxilio da contabilidade gerencial em seu dia a dia, pois não traz segurança alguma em suas tomadas de decisões a forma que vem conduzindo a gestão da propriedade rural, com números e dados imaginários, sendo assim ficou evidenciada a necessidade de planejar, gerir e controlar suas finanças, pois só assim terá uma gestão de qualidade na sua propriedade.

Publicado
2023-08-11
Como Citar
SILVA, Kaue Antunes da; BIANCHET, Taís Daiane Soares Assumpção; THEISEN, Cleonir Paulo. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA UMA GESTÃO EFICAZ EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE TRINDADE DO SUL/RS. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 1-16, aug. 2023. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/535>. Acesso em: 28 apr. 2024.
Seção
Artigos