PLANO DE NEGOCIAÇÃO PARA UMA EMPRESA COMERCIAL NO SEGMENTO DE COMÉRCIO VAREJISTA

  • Andressa Federle
  • Silvana De Bufon Avila
  • Jeancarlo Zuanazzi
  • Paulo Padilha dos Santos
  • Magdalena Reschke Lajus Travi

Resumo

O presente trabalho apresenta a implementação da metodologia de análise e solução de problemas (MASP) em um comércio de utilidades domésticas no intuito de melhorar o estoque, a eficiência do setor de vendas e a organização física com uma nova distribuição e exposição dos produtos dentro da loja. Foram coletados e analisados aos dados e informações operacionais e logísticas referente à empresa Colombo localizada na cidade de Chapecó SC. O método utilizado compreendeu o uso do ciclo de PDCA e diagrama de Ishikawa a fim de levantar as principais causas do problema do baixo índice de vendas e falta de manutenção do local afetando diretamente e faturamento final, em seguida foi desenvolvido um plano de ação para combatê-las. A proposição de um novo arranjo físico procura promover uma melhor integração entre os setores de vendas e da qualidade na prestação de serviços fornecidos, esta solução além de resolver os problemas imediatos traz um enorme ganho em termos de vendas e resultados finais. Os resultados obtidos atestam o sucesso da técnica e da metodologia evidenciado através do aumento de 10% gradativamente no índice de vendas ao ano, com uma melhoria aplicada de R$ 30.000,00, com foco não apenas no preço, mas também no bom atendimento e na prestação de serviços.

Publicado
2016-12-20
Como Citar
FEDERLE, Andressa et al. PLANO DE NEGOCIAÇÃO PARA UMA EMPRESA COMERCIAL NO SEGMENTO DE COMÉRCIO VAREJISTA. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 155 - 178, dec. 2016. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/45>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos