PLANO DE NEGOCIAÇÃO PARA UMA EMPRESA COMERCIAL NO SEGMENTO DE COMÉRCIO VAREJISTA
Resumo
O presente trabalho apresenta a implementação da metodologia de análise e solução de problemas (MASP) em um comércio de utilidades domésticas no intuito de melhorar o estoque, a eficiência do setor de vendas e a organização física com uma nova distribuição e exposição dos produtos dentro da loja. Foram coletados e analisados aos dados e informações operacionais e logísticas referente à empresa Colombo localizada na cidade de Chapecó SC. O método utilizado compreendeu o uso do ciclo de PDCA e diagrama de Ishikawa a fim de levantar as principais causas do problema do baixo índice de vendas e falta de manutenção do local afetando diretamente e faturamento final, em seguida foi desenvolvido um plano de ação para combatê-las. A proposição de um novo arranjo físico procura promover uma melhor integração entre os setores de vendas e da qualidade na prestação de serviços fornecidos, esta solução além de resolver os problemas imediatos traz um enorme ganho em termos de vendas e resultados finais. Os resultados obtidos atestam o sucesso da técnica e da metodologia evidenciado através do aumento de 10% gradativamente no índice de vendas ao ano, com uma melhoria aplicada de R$ 30.000,00, com foco não apenas no preço, mas também no bom atendimento e na prestação de serviços.