PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DO SEGMENTO DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar através de um planejamento tributário, qual o melhor regime de tributação para a empresa de comércio de calçados e acessórios. Foi então utilizado as matérias do segundo período de ciências contábeis de 2016 para servir como pilar do estudo. Para tanto classifica-se o mesmo como método indutivo. O nível aplicado na pesquisa foi descritivo, o delineamento foi estudo de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, realizada no mês de agosto de 2016. A população de estudo foram as empresas do segmento de comércio de calçados e a amostra foi a empresa T7 Comércio de Calçados EIRELI ME, franquia da Calçados Novo Hamburgo. A análise de dados é qualitativa. Através do resultado obtido na pesquisa, foi feita a constituição de uma empresa do mesmo segmento para despertar o empreendedorismo e planejamento tributário dos acadêmicos envolvidos, na qual foi preciso desenvolver, contrato social, denominação social, o capital investido, captação de terceiros, foi elaborado o balanço inicial, apuração de impostos, demonstração de resultado do exercício, capital de giro e demais fatores administrativos e balanço final. Em suma, tudo isso despertou um bom planejamento para a operação da empresa para obter uma despesa com tributos menor possível e prudente.