PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DO SEGMENTO DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS

  • Alexandre Carlesso
  • Richard Meneghin
  • Frankimar Wilson Mazetto
  • Alecsander Bertolla
  • Roberto Kemper

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar através de um planejamento tributário, qual o melhor regime de tributação para a empresa de comércio de calçados e acessórios. Foi então utilizado as matérias do segundo período de ciências contábeis de 2016 para servir como pilar do estudo. Para tanto classifica-se o mesmo como método indutivo. O nível aplicado na pesquisa foi descritivo, o delineamento foi estudo de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, realizada no mês de agosto de 2016. A população de estudo foram as empresas do segmento de comércio de calçados e a amostra foi a empresa T7 Comércio de Calçados EIRELI ME, franquia da Calçados Novo Hamburgo. A análise de dados é qualitativa. Através do resultado obtido na pesquisa, foi feita a constituição de uma empresa do mesmo segmento para despertar o empreendedorismo e planejamento tributário dos acadêmicos envolvidos, na qual foi preciso desenvolver, contrato social, denominação social, o capital investido, captação de terceiros, foi elaborado o balanço inicial, apuração de impostos, demonstração de resultado do exercício, capital de giro e demais fatores administrativos e balanço final. Em suma, tudo isso despertou um bom planejamento para a operação da empresa para obter uma despesa com tributos menor possível e prudente.

Publicado
2016-12-20
Como Citar
CARLESSO, Alexandre et al. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DO SEGMENTO DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 56 - 79, dec. 2016. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/41>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos