PLANO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO APLICADO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO IMOBILIÁRIO
Resumo
RESUMO
O objetivo do estudo foi verificar a viabilidade mercadológica e econômica financeira para a abertura de uma empresa do segmento imobiliário, com ênfase em marketing digital, como ferramenta estratégica de vendas. Através da elaboração de um plano de negócios buscou-se elucidar a situação do segmento atual, identificando a percepção de gestores que já atuam na área, através de entrevista estruturada, e também visualização do panorama econômico global, que possui tendências digitais em todos os ramos. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados no estudo, foram através de combinação entre os métodos quantitativo e qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados, a entrevista com gestores de empresas do ramo imobiliário e também com a análise de dados de publicações referente ao segmento estudado, resultando na elaboração do plano de negócios, que mostra a viabilidade de abertura da empresa, com foco estratégico em marketing digital, para aumento de vendas. Para tanto foi pesquisado sobre analise SWOT, CANVAS, desenvolvido a Missão, Visão e Valores do negócio. Após isto foi elaborado os orçamentos projetados de despesas e receitas esperados para a atividade. Na sequência foi estruturado o Balanço Patrimonial inicial, DRE projetada para 18 meses, após isto o grupo desenvolveu o Balanço Patrimonial projetado, onde a partir deste foi possível identificar que o projeto mostrou-se lucrativo a uma Taxa de 2,5% a o mês, sendo superior a TMA de 2% do mercado financeiro, e ainda apresentou rentabilidade de 4,5% a.m com relação ao retorno do investimento sobre o total investido em relação aos lucros totais produzidos.