PLANO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO APLICADO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE TECNOLOGIA – INTEGRAÇÃO DE DADOS PARA E-COMMERCE; ERP E MARKETPLACE
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a viabilidade mercadológica e econômica financeira para a abertura de uma empresa do segmento tecnologia voltado para a integração de dados para e-commerce, ERP e marketplace. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados no estudo, o método científico foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a exploratória o delineamento foi o estudo de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista. A população foi composta por uma empresa de cosméticos no segmento e-commerce, e a amostra ficou representada pela empresa objeto em estudo. A técnica de análise de dados foi a qualitativa. Os resultados evidenciam que após o levantamento dos dados e as projeções dos balanços, DRE e indicadores de resultados a empresa irá enfrentar dificuldades iniciais no primeiro ano, a lucratividade apresentada é de -32,60%, e a rentabilidade de -21,03%. Já nas projeções para segundo ano são animadoras, tendo uma lucratividade de 16,52% e a rentabilidade 48,48%, ambos resultado positivo. O payback a fluxo de caixa simples apresenta pico de prejuízo no 6° mês no valor de -R$ 78.730,03, mas com o retorno dos investimentos a partir 23° mês lucrando R$ 1.063,07. Para o payback descontado o pico de prejuízo é no 6° mês no valor de -R$ 76.446,08, tendo o retorno positivo ao investimento no 28° mês de R$ 375,58 aos sócios.