PLANO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO APLICADO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ASSESSORIA PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a viabilidade mercadológica e econômica financeira para a abertura de uma empresa do segmento de Assessoria para fidelização de clientes. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados no estudo, o método científico foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a exploratória o delineamento foi o estudo de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevista, questionário, observação e documentos. A população foi composta por empresas do segmento de assessoria para a fidelização de clientes e a amostra foi representada pela modelo de negócio em estudo. A técnica de análise de dados foi quantitativa através da mensuração e a qualitativa, com as análises. Os resultados evidenciam a viabilidade mercadológica do negócio. Para tanto foram desenvolvidas pesquisas com as ferramentas CANVAS e SWOT, projetada a abertura da empresa com uma DRE bianual e mensurado alguns indicadores de resultados como a lucratividade, que para o primeiro ano ficou em 59,21% e no segundo ano em 34,78%, mostrando que o modelo de negócio pode ser lucrativo.