PLANO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO APLICADO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ASSESSORIA PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

  • Cleverson Alves de Moura
  • Daiane Durel
  • Eliberto Zamboni
  • Nathalia Barreto Faé
  • Cleusa Teresinha Anschau
  • Niloar Bissani
  • Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi
  • Rodrigo Menegon

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a viabilidade mercadológica e econômica financeira para a abertura de uma empresa do segmento de Assessoria para fidelização de clientes. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados no estudo, o método científico foi o indutivo, o nível de pesquisa foi a exploratória o delineamento foi o estudo de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevista, questionário, observação e documentos. A população foi composta por empresas do segmento de assessoria para a fidelização de clientes e a amostra foi representada pela modelo de negócio em estudo. A técnica de análise de dados foi quantitativa através da mensuração e a qualitativa, com as análises. Os resultados evidenciam a viabilidade mercadológica do negócio. Para tanto foram desenvolvidas pesquisas com as ferramentas CANVAS e SWOT, projetada a abertura da empresa com uma DRE bianual e mensurado alguns indicadores de resultados como a lucratividade, que para o primeiro ano ficou em 59,21% e no segundo ano em 34,78%, mostrando que o modelo de negócio pode ser lucrativo.

Publicado
2020-12-21
Como Citar
DE MOURA, Cleverson Alves et al. PLANO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO APLICADO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ASSESSORIA PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 240 - 265, dec. 2020. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/349>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos