GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DO SETOR COMERCIAL EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO METAL-MECÂNICO
Resumo
Este artigo buscou realizar um diagnóstico de gestão comercial em uma empresa do segmento metal mecânico de Chapecó - SC. Foi desenvolvido ao seguir os fundamentos teóricos: estruturação da força de vendas, processo de recrutamento e seleção, treinamentos para capacitação, motivação e plano de remuneração. O estudo consiste em um método científico indutivo. O nível de pesquisa se classifica como exploratório. Com relação ao delineamento da pesquisa baseia-se em um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada com o responsável do setor comercial da empresa. A técnica de análise e interpretação de dados qualitativa. Foi possível constatar que a empresa trabalha com força de vendas mista, e com o sistema de remuneração por comissão, não há um longo processo de recrutamento e seleção, treinamentos são disponibilizados de forma espaçada e não há um plano de metas. Apresenta-se uma Análise SWOT da área pesquisada, para identificar as forças e fraquezas da empresa, ameaças e oportunidades no mercado atual no ramo da empresa. Portanto ao analisar o diagnóstico, conclui-se que há pontos positivos e negativos dentro do setor comercial atual o que possibilitou proposições de futuras melhorias.