DIAGNÓSTICO DE GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DO SETOR COMERCIAL EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO METAL-MECÂNICO
Resumo
Este artigo buscou desenvolver um diagnóstico de gestão empresarial em uma empresa do segmento metal mecânico na cidade de Chapecó-SC, aponta-se sugestões de melhorias para a área vendas da empresa. Além disso, foi desenvolvido ao levar em consideração os seguintes fundamentos teóricos: importância da gestão comercial para a indústria, estrutura e previsão de vendas, levantamento e segmentação de mercado, as ferramentas de controle e os indicadores de avaliação de vendas a importância da formação de território e zoneamento de vendas. O estudo consiste em um método científico indutivo. O nível de pesquisa se classifica como exploratório. Com relação ao delineamento da pesquisa consiste em um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista semiestruturada e observação. A técnica de análise e interpretação de dados foi a qualitativa. Foi possível constatar que a pratica de venda está diretamente ligada com as estratégias, que juntamente com a concessão de crédito são importantes para que a empresa se destaque frente a concorrência. O potencial de mercado é essencial para montar a previsão de venda, além disso, a delimitação de território é útil para dirigir e controlar os esforços de vendas. Evidenciou-se pela Matriz SWOT da área pesquisada, aponta-se as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Portanto, conclui-se que o zoneamento da área de vendas é importante para o melhor desempenho da equipe, além de ser útil a empresa como um todo e as ferramentas de controle de vendas, também são necessárias na organização.