PLANO DE MARKETING ESTUDO APLICADO A UMA LOJA DE AUTOPEÇAS EM CHAPECÓ-SC

  • Gislaine Socoloski
  • Anderson Aquiles Viana Leite

Resumo

Com o aumento da concorrência torna-se cada vez mais difícil as empresas se destacarem no mercado, conquistarem novos clientes, bem como, manter os que já possuem, nesse sentido, as instituições precisam adotar algumas medidas para auxilia-las nesse processo, sendo o marketing, uma poderosa ferramenta que pode colaborar, e muito, nessa empreitada. Seguindo estas premissas, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a contribuição de um plano de marketing para a gestão da organização, a empresa escolhida foi uma loja de autopeças que está há quase uma década no mercado, mas, que, no entanto, estava pecando em relação ao atendimento e apresentado dificuldades para atrair novos clientes. O questionário foi aplicado no mês de setembro para 68 clientes e obteve um retorno de 54 respondentes, também foi realizada uma entrevista com o proprietário no intuito de comparar se as percepções de ambos estavam alinhadas. Com base nas respostas obtidas foi possível identificar os principais aspectos que precisavam ser melhorados, pois são os pontos fracos que, se não ajustados, podem causar grandes perdas às organizações. Neste contexto, buscou-se inicialmente identificar o perfil dos clientes da CM que obteve como resultado mais de 90% dos entrevistados homens com idade entre 30 e 40 anos e que trabalham como assalariados, outro objetivo foi verificar os pontos fortes e fracos da empresa, suas ameaças e oportunidades por intermédio de uma pesquisa realizada e obteve como resultado em relação aos pontos fracos da empresa o atendimento dos colaboradores, limpeza e organização, variedades dos produtos, tempo de atendimento e a falta de estacionamento próprio, já nos pontos fortes estão espaço e layout, conhecimento técnico dos colaboradores, formas de pagamento, qualidade e disposição dos produtos, localização e preço, as oportunidades visualizadas pelo proprietários são o aumento da frota de veículos usados no mercado e parcerias com revendas de veículos de cidades vizinhas e as ameaças que ele identificou foi o aumento da concorrência e da concorrência desleal de vendas de peças roubadas por preços muito inferiores aos praticados pelo mercado e a crise política e econômica enfrentada atualmente. Constatados as problemáticas, foram propostas estratégias de melhoria, principalmente no que tange os processos de marketing, para que a empresa possa cada vez mais se destacar no mercado, fidelizar seus clientes e conquistar seu espaço.

Publicado
2018-07-16
Como Citar
SOCOLOSKI, Gislaine; LEITE, Anderson Aquiles Viana. PLANO DE MARKETING ESTUDO APLICADO A UMA LOJA DE AUTOPEÇAS EM CHAPECÓ-SC. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 159 - 176, july 2018. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/194>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos