ANÁLISE COMERCIAL E ESTRATÉGICA NO DEPARTAMENTO DE VENDAS EM UMA DISTRIBUIDORA
Resumo
O sucesso na comercialização de produtos depende muito de como uma equipe comercial está preparada para enfrentar o mercado competitivo atual. Esse trabalho tem por objetivo a identificação dos melhores métodos de comercialização que viabilizem o atingimento de metas na empresa Chapecoense Comércio de Baterias LTDA. Para construção da fundamentação teórica foram utilizados como tópicos principais: administração, marketing, vendas, comportamento do consumidor e lealdade à marca. No seguinte trabalho o método empregado foi o dedutivo. Trata-se de um estudo de caso onde a pesquisa caracteriza como exploratória. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram através de questionários, entrevista e observação. A população envolvida na pesquisa são empresas distribuidoras de baterias localizadas em Santa Catarina e no Paraná. As técnicas de interpretação dos dados para o questionário aplicado aos vendedores e supervisor comercial foram quantitativas e qualitativas. Tendo como base os resultados obtidos por meio do questionário, da entrevista e observação foi possível analisar as estratégias de comercialização atuais, tais como, tabelas de preços, políticas de bonificações e programas de fidelidade, foi identificado os pontos fortes da equipe com propósito de serem potencializados, juntamente com o fortalecimento dos pontos fracos. Verificou-se o aprimoramento do programa de fidelidade, a política de precificação diferenciada nos pontos de venda, treinamentos para a equipe e clientes e crescimento da carteira de clientes.