A INFLUÊNCIA DO BRAND EQUITY COMO FATOR DE CONSTRUÇÃO DA MARCA JOANINHA BABY
Resumo
Com o mercado cada vez mais concorrido as empresas não estão medindo esforços para atingir o seu público-alvo, incessantemente o persuadem para que criem laços mentais, sempre elevando a imagem de suas marcas na percepção dos clientes. Não há mais interesse em associar a marca a um único diferencial, pois investir tempo e dinheiro em algo que pode ser facilmente copiado ou imitado por uma concorrente, logo faria com que o consumidor se quer percebesse tal diferencial. As marcas bem-sucedidas trabalham para conquistar seu público em um nível mais profundo, fixando-se em suas mentes, utilizando-se do branding, gestão da marca, o que ajuda a criar sintonia entre cliente e marca e eleva sua percepção diante de seu público-alvo, gerando valor à empresa. Além da gestão da marca ressaltasse a importância da medição do brand equity, que surge da necessidade de conhecer os elementos que possam levar a entender, monitorar e impulsionar o valor da marca. Este estudo tem por objetivo analisar a influência do brand equity como fator de construção da marca Joaninha Baby, onde foi realizado um questionário com os clientes da marca com o objetivo de identificar o perfil do consumidor e qual a sua percepção em relação a marca, fatores que influenciam na hora da compra e o que está associado a fidelidade. A pesquisa foi realizada por meio do método indutivo, o nível da pesquisa utilizada foi a exploratória, o delineamento foi o estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário com amostra de 27 clientes e entrevista com a proprietária da marca. Os resultados da pesquisa mostram que uma empresa precisa gerir sua marca com destreza, pois é o bem mais valioso que possui e será o que a marca transmitir que determinará o seu futuro no mercado, pois os resultados evidenciaram a importância de se estar conectado ao seu público-alvo, aumentar a percepção da marca e que ao pensar em um produto, a marca consequentemente venha a mente do consumidor.