PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA COMERCIAL DO RAMO DE CERVEJAS ARTESANAIS

  • Izadora Padilha de Mattos
  • Izadora Reche Mendes
  • Cleusa Teresinha Anschau
  • Josiane Brighenti
  • Gilberto Antônio Niederle

Resumo

A partir desse trabalho é possível compreender um pouco mais sobre o que é um plano de negócios, sua função na abertura de uma nova empresa, a avaliação de riscos e oportunidades competitivas. Os desafios enfrentados por um empreendedor quando o mesmo pretende abrir seu próprio negócio. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de atratividade para investimento na empresa comercial do ramo de cervejarias artesanais. Na pesquisa de campo foi identificado a história da cerveja, a chegada da mesma no Brasil e sua evolução, tanto no cenário nacional como no internacional. Como resultado, pode-se dizer que as micros cervejarias artesanais estão crescendo na região oeste de santa Catarina e, vem carregadas da história dos imigrantes alemães. Foi identificado que há viabilidade mercadológica empreendimento desde que lança mão de um plano de marketing com estratégias bem definidas, pois esse ramo de atividade tem se tornado competitivo.

Publicado
2017-12-21
Como Citar
MATTOS, Izadora Padilha de et al. PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA COMERCIAL DO RAMO DE CERVEJAS ARTESANAIS. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas / ISSN 2526-8570, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 221 - 250, dec. 2017. ISSN 2526-8570. Disponível em: <https://uceff.edu.br/anais/index.php/ccsa/article/view/114>. Acesso em: 01 sep. 2024.
Seção
Artigos