\\192.168.2.24\Publico\CCSA 2016-1\Nova pasta\PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA COMERCIAL DO SEGMENTO MOVELEIRO.pdf
Resumo
O setor supermercadista é uma das bases da economia brasileira destaque em faturamento e geração de empregos em nosso país e mesmo em tempos de crise continua sofrendo crescimento continuo. No atual momento em que o Brasil se encontra os donos de supermercados precisam desenvolver estratégias para reduzir custos e despesas para que o setor não seja abalado com o momento economicamente instável do nosso país. A gestão financeira destes espaços vem acompanhando esta evolução crescente, cada vez mais é necessário entender alguns princípios contábeis para conduzir a boa administração deste tipo de comércio. O objetivo da pesquisa visa um planejamento tributário para descobrir qual dos regimes tributários é o mais vantajoso para a empresa. Para alcançarmos este objetivo foram necessários alguns dados como faturamento, despesas, custos de mercadorias e venda, produtos a serem comercializados, despesas com folha de pagamento, quantidade de funcionários, entre outros. Para a realização deste artigo, utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva, onde se faz necessário uma descrição breve e sucinta de uma empresa comercial do ramo supermercadista localizada na cidade de Chapecó/SC. Assim, pode-se observar o quão importante é o planejamento tributário nas instituições, pois é necessário ter noções de custos, despesas e vendas para que então possa ser feita a opção pelo melhor regime tributário para a empresa.