A EMOÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL

  • Mônica Tumelero
  • Adriana Diniz Baldissera

Resumo

Este artigo agrega, ao ensino e aos projetos de arquitetura comercial, uma leitura sobre a emoção sob o ponto de vista das marcas emocionais e da percepção sensorial, e a aplicabilidade desses conceitos para criar projetos de arquitetura comercial com forte capacidade de induzir as vendas. O texto se apóia em conceitos do branding3 emocional para ajudar a compreender que, quando uma marca ou arquitetura emprega em seu produto uma emoção que tem significado para as pessoas ela cria um vínculo com essas pessoas e vende mais. Identifica alguns caminhos que nos levam a desvendar significados e aponta quando o seu uso pode limitar a inovação. Estuda a existência de determinantes emocionais universais, e como eles são usados pelas marcas para estabelecer significados ou se conectar aos significados que fazem sentido para as pessoas. Compreende que, não apenas estímulos visuais, mas também outros estímulos sensoriais podem ser usados para criar emoções que promovam a compra. Isso vem de encontro ao conceito de arquitetura sensorial, uma arquitetura que considera todos os sentidos e não apenas o visual. O que interessa é a sensação da pessoa no ambiente, isso integra a percepção auditiva, visual, tátil, olfativa e gustativa. Analisa se existem mecanismos de convencimento emocional do branding emocional aplicados na marca e no projeto do ponto de venda da Loja Hering do Pátio Shopping Chapecó, e quais as estratégias presentes no projeto e usadas na loja utilizam a percepção para induzir o cliente à compra. Por fim conclui que, a Hering é uma marca que se expressa através de determinantes emocionais, usa significados e sensações táteis, visuais e auditivas para atrair e se conectar com ao cliente. A adoção coordenada deste tipo de estratégias aliada a qualidade dos produtos, pode ter sido determinante para que essa empresa ganhasse mercado se tornando tão popular.
Palavras-chave: Arquitetura. Vendas. Arquitetura sensorial. Branding emocional. Interiores.

Publicado
2015-09-01
Como Citar
TUMELERO, Mônica; BALDISSERA, Adriana Diniz. A EMOÇÃO NA ARQUITETURA COMERCIAL. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 1-14, sep. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/76>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Engenharias