PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO RAMO DO COMERCIO, SERVIÇO E INDÚSTRIA LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ/SC

  • Salete Turra Uceff Faculdades
  • Cleonir Paulo Theisen Uceff Faculdades

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal diagnosticar qual a melhor modalidade de tributação para uma empresa de médio porte do ramo do comercio indústria e serviço localizada na cidade de Chapecó-SC. A classificação metodológica utiliza quanto ao método classifica-se como dedutivo, quanto ao nível da pesquisa classifica-se como descritiva e o delineamento da pesquisa classifica-se como estudo de caso. Os achados da pesquisa revelam através das simulações feitas em cada modalidade de tributação que o regime Simples Nacional ofereceu um resultado liquido maior e uma carga tributária menor, sendo o mais vantajoso para a empresa. O lucro Presumido fica em segundo lugar em termos de lucratividade, apesar das alíquotas dos impostos de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL dessa tributação ser menos onerosas a carga tributária permanece elevada. O lucro Real permite o aproveitamento do credito dos impostos nas compras, mas em compensação tem uma carga de tributos a recolher maior do que a recuperar, consequentemente mostrando-se o regime de menor lucro liquido.
Palavras-Chaves: Planejamento Tributário; Regimes Tributários; Carga Tributária.

Publicado
2015-08-21
Como Citar
TURRA, Salete; THEISEN, Cleonir Paulo. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO RAMO DO COMERCIO, SERVIÇO E INDÚSTRIA LOCALIZADA NA CIDADE DE CHAPECÓ/SC. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 150-168, aug. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/65>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas