FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO APLICADO EM UM RESTAURANTE DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ- SC
Resumo
O objetivo do estudo foi formar o preço de venda das refeições em um restaurante no município de Chapecó-SC. Foi realizada uma pesquisa descritiva, foram levantados a quantidade de alimentos produzidos e também todas as despesas e custos relacionados a atividade. Foi utilizado, portanto documentos de controles internos e observação. A técnica de análise de dados foi a qualitativa. O custo e despesas para a produção de 1 quilograma de alimento no período observado foi de R$ 18,04. Já o preço de venda praticado para cada quilograma de alimento produzido foi de R$ 17,77. Observa-se portanto que o preço de venda é menor que o custo e despesa da produção desses alimentos, sendo que o restaurante obteve prejuízo dentro do período observado. Considerando que o restaurante objeto do estudo é um dos negócios de uma cooperativa, é possível que esse prejuízo esteja sendo compensado por outro negócio da cooperativa. Adotando a metodologia de formação do preço de venda mark-up com uma margem de lucro de 10% o preço de venda sugerido para o quilograma produzido é de R$ 28,90.
Palavras-chave: Restaurante; Preço de venda; Mark-up.
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