UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO

  • Fábio André Werlang Uceff Faculdades
  • Marcos Massaro Takemoto Uceff Faculdades
  • Elton Zeni Uceff Faculdades

Resumo

É comum a extração precoce de primeiros molares inferiores, o que leva a uma má oclusão característica, em que o segundo molar inferior se inclina mesialmente e o primeiro molar superior extrui no espaço do primeiro molar inferior ausente. A pergunta mais frequente dos pacientes é se é possível fechar esse espaço. Assim, devemos analisar cada caso, levando em conta fatores de fechamento desse espaço e outros fatores, como a possibilidade de perda de ancoragem anterior, condição óssea na região do primeiro molar extraído e tipo de má oclusão. Descreveremos um dos métodos para a mesialização dos segundos molares inferiores com a utilização do APM IV, do Dr. Carlos Martins Coelho Filho, para reforçar a ancoragem ântero-inferior.

Palavras- Chave: APM. Classe II. Mesialização de Molares. Fechamento de Espaços.

Publicado
2015-03-11
Como Citar
WERLANG, Fábio André; TAKEMOTO, Marcos Massaro; ZENI, Elton. UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 474-480, mar. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/49>. Acesso em: 19 may 2024.
Seção
Artigos