RELAÇÃO ENTRE DISCLOSURE VOLUNTÁRIO E OS INDICADORES ECONÔMICOS E FINANCEIROS: UM ESTUDO APLICADO EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

  • Cristiane Finger Zanoello Uceff Faculdades
  • Leossania Manfroi Uceff Faculdades
  • Dominigos Luiz Palma Uceff Faculdades
  • Elton Zeni Uceff Faculdades

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre os indicadores econômicos e financeiros e o disclosure voluntário das empresas listadas na BM&FBovespa. Quanto aos procedimentos metodológicos classificou-se a pesquisa como descritiva, documental. A coleta dos dados foi feita por meio dos formulários de referência, relatórios da administração e notas explicativas referente o exercício de 2013. A análise e interpretação dos dados foram quantitativa com o apoio do Software SPSS. Entre as 60 empresas analisadas observou-se que as informações mais evidenciadas de forma voluntária são as relacionadas aos aspectos econômicos, em segundo lugar aparecem os aspectos sociais e por fim os ambientais. Evidencia-se, portanto que em média 42 empresas ou cerca de 76,97% divulgam informações de forma voluntária. Conclui-se também que existe relação significativa entre a evidenciação voluntária total das organizações e as variáveis financeiras das empresas, onde a garantia do capital apresentou coeficiente significativo negativo, o que sugere que quanto maior a garantia de capital, menor tende a ser a evidenciação voluntária das organizações.

Palavras-chave: Disclosure voluntário. Indicadores econômicos e financeiros.

Publicado
2015-03-11
Como Citar
ZANOELLO, Cristiane Finger et al. RELAÇÃO ENTRE DISCLOSURE VOLUNTÁRIO E OS INDICADORES ECONÔMICOS E FINANCEIROS: UM ESTUDO APLICADO EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 427-447, mar. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/47>. Acesso em: 19 may 2024.
Seção
Artigos