IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ATACADO JLA LTDA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE – SC, ITAPIRANGA, SC
Resumo
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a busca das empresas em oferecer os melhores produtos ou serviços a preços razoáveis e obter uma margem de ganho desejável vem se tornando uma missão muito difícil. Neste contexto, o seguinte trabalho buscou analisar os custos e despesas que ocorrem na empresa atacadista Atacado JLA LTDA do município de São João do Oeste, Santa Catarina, a fim de determinar um markup para formação de preços de venda da empresa. Buscando alcançar os objetivos do trabalho, utilizou-se de metodologia teórico-empírica, exploratória, com abordagem qualitativa, sendo o procedimento utilizado estudo de caso. A população e amostra da pesquisa compreendem uma empresa do ramo atacadista do município de São João do Oeste, SC. A empresa optante do regime de tributação de Lucro Presumido. A coleta de dados foi realizada a partir de documentos contábeis, de informações coletadas nas áreas de gestão da informação e por meio de observações e entrevista realizada junto ao gestor da empresa. Os dados foram coletados nos meses de julho, agosto e setembro de 2013, sendo que as despesas foram classificadas como despesas operacionais, despesas com vendas e logística e despesas financeiras. Após este levantamento de dados, foi elaborado o mark-up para formação de preço de venda, foram formados quatro grupos organizados de acordo com a tributação que incide sobre os mesmos. Dessa forma, o estudo conseguiu fazer a classificação das despesas da empresa, análise e comparação da formação do preço de venda, atendendo os objetivos traçados.
Palavras-chave: Preço de venda. Despesas. Mark-up
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