PROPOSTA SUSTENTÁVEL DE USO DA ÁGUA PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DA UCEFF PARA REÚSO EM DESCARGAS SANITÁRIAS

  • Juliana Eichelberger
  • Fabiana Regina Grigolo Luczkievicz
  • Juliana Eliza Benetti

Resumo

O objetivo deste estudo é propor o reúso da água para descargas de vasos sanitários no campus Palmital, da UCEFF, em Chapecó – SC. Para isso, a metodologia adotada foi o método indutivo, onde foi realizada uma avaliação sobre as análises dos parâmetros de água tratada pela ETE da instituição. O nível da pesquisa foi descritivo, pois partiu de observações e levantamento de dados para comparativos de padrões. O delineamento da pesquisa foi na forma documental, fazendo uso de documentos emitidos pela empresa responsável pela engenharia do sistema de tratamento de efluentes. A população desta pesquisa delimitou-se nas instituições de ensino superior, cuja amostra populacional foi a UCEFF e tratou-se de amostra não probabilística por conveniência, prendendo-se ao fato da disponibilidade e facilidade de acesso aos dados da pesquisa. A técnica de análise de dados foi qualitativa, pois se baseou em técnicas de análises e estatísticas. Através desse estudo, foi possível observar que, para o reúso da água na Instituição é necessário melhorar o sistema de desinfecção, a fim de atender os parâmetros microbiológicos de qualidade e cloro residual. Com essa proposta, a água resultante da ETE apresentará qualidade adequada para utilização, por exemplo, em descargas sanitárias, constituindo uma ação sustentável e gerando uma economia considerável no consumo de água fornecido pela companhia de saneamento.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
EICHELBERGER, Juliana; LUCZKIEVICZ, Fabiana Regina Grigolo; BENETTI, Juliana Eliza. PROPOSTA SUSTENTÁVEL DE USO DA ÁGUA PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DA UCEFF PARA REÚSO EM DESCARGAS SANITÁRIAS. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 268 - 286, dec. 2019. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/370>. Acesso em: 05 july 2020.
Seção
Engenharia e Arquitetura