PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO EM UMA INDÚSTRIA DA CIDADE DE CHAPECÓ COM A TECNOLOGIA DE TRATAMENTO REATOR DE MEMBRANA

  • Ariel Bervian Roratto
  • Fabiana Regina Grigolo Luczkievicz
  • Juliana Eliza Benetti

Resumo

O aumento populacional vem causando redução na disponibilidade hídrica, assim como a falta de esgotamento sanitário faz com que a qualidade dos corpos hídricos seja prejudicada. Para a reversão deste cenário faz-se necessário utilizar outros mecanismos de gestão de recursos hídricos, como o reúso da água. Dentre as tecnologias disponíveis para o tratamento de esgoto, os reatores de membrana tem se destacado nos últimos anos, devido à alta eficiência de tratamento, capaz de gerar um efluente final com qualidade para reúso. Este trabalho teve como objetivo desenvolver o projeto de uma estação de tratamento de esgoto sanitário de uma indústria da cidade de Chapecó (SC), com a tecnologia de tratamento Reator de Membrana. Esta pesquisa utilizou o método científico indutivo, com nível de pesquisa exploratória. O delineamento utilizado foi estudo de caso de uma empresa fabricante de equipamentos de fibra de vidro em Chapecó-SC. Os dados foram coletados a partir de documentos, observação e imagens. A análise dos dados coletados foi quantitativa. Os resultados mostraram que a geração de esgoto decresceu no período analisado, tendo uma média de 4.001,64 litros/dia. O esgoto sanitário bruto apresentou relação DBO5/DQO igual a 0,53, e relação C:N:P igual a 100:11,97:2,17. Para os reúsos propostos, o efluente tratado deve atender o padrão de qualidade classe I. Com a caracterização do esgoto gerado pela empresa, e com a qualidade do efluente final estabelecida, foi dimensionada uma estação de tratamento com reator de membrana para a empresa.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
RORATTO, Ariel Bervian; LUCZKIEVICZ, Fabiana Regina Grigolo; BENETTI, Juliana Eliza. PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO EM UMA INDÚSTRIA DA CIDADE DE CHAPECÓ COM A TECNOLOGIA DE TRATAMENTO REATOR DE MEMBRANA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 224 - 244, dec. 2019. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/368>. Acesso em: 05 july 2020.
Seção
Engenharia e Arquitetura