ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE WMS EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS LOCALIZADO EM CHAPECÓ/SC

  • Filipe Silva Reis
  • Stefan Bueno

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve a finalidade de identificar e analisar quais foram os benefícios obtidos com a implementação do software wms em uma empresa distribuidora de autopeças localizado em Chapecó-SC, tendo em vista a gestão de estoque. Para a coleta de dados foram realizadas observações nos setores de recebimento, armazenamento, picking e expedição nas unidades A e B. Como resultado verificou-se que a unidade B opera com maior eficiência se comparado com a unidade A para a família de produtos Nakata. Esta eficiência se traduz em um ganho de tempo total por recebimento de 59 minutos, ou seja, a empresa otimiza 55% do tempo disponibilizado para o processo de recebimento até armazenamento dos materiais, realizado através do mapeamento de fluxo de valor. Esta redução de tempo na unidade B que conta com o sistema WMS resulta em 8 operadores a menos no fluxo do processo logístico, gerando um ganho de aproximadamente R$ 288.000,00 reais no ano, provando que o sistema WMS, além de manter uma boa acurácia para o estoque da empresa ainda agrega valor para o processo como um todo, se tornando indispensável para todas as unidades do grupo.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
REIS, Filipe Silva; BUENO, Stefan. ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE WMS EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS LOCALIZADO EM CHAPECÓ/SC. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 78 - 101, dec. 2019. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/361>. Acesso em: 05 july 2020.
Seção
Engenharia e Arquitetura