ESTUDO DA LOGÍSTICA REVERSA NA COLETA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS EM UMA PROPRIEDADE RURAL DO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Leonardo Dal Piva Zeni Uceff Faculdades
  • Mara Lúcia Grando Uceff Faculdades

Resumo

Em um mundo globalizado onde a sustentabilidade está se tornando sinônimo de competitividade, manter-se no mercado é um desafio encarado por pequenas e grandes empresas e adotar a logística reversa como parte de seus processos de destinação final de resíduos e bens inservíveis é uma estratégia que está dando certo. Evitar a degradação do meio ambiente com a disposição de lixo de forma inadequada é uma questão de prioridade até mesmo para o governo que tem oferecido benefícios para empresas que assim procederem. O principal objetivo deste estudo é apresentar um plano de trabalho sustentável no que diz respeito à destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos em uma propriedade rural do Oeste de Santa Catarina, visando à redução dos impactos ambientais causados pela destinação incorreta de resíduos contaminados no meio ambiente. Este trabalho teve inicio com uma pesquisa bibliográfica em obras e outros estudos já realizados seguido de um levantamento do histórico de dados da empresa, quanto à forma de destinação utilizada atualmente, mostrando os reais impactos que isso pode causar ao meio ambiente. A partir de um estudo de caso com base nos impactos ambientais causados com a destinação atual destas embalagens, espera-se conscientizar agricultores de toda a região sobre os benefícios da logística reversa na destinação final destes resíduos.

Palavras-chaves: Logística Reversa. Embalagens. Sustentabilidade.

Publicado
2015-03-10
Como Citar
ZENI, Leonardo Dal Piva; GRANDO, Mara Lúcia. ESTUDO DA LOGÍSTICA REVERSA NA COLETA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS EM UMA PROPRIEDADE RURAL DO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 220-239, mar. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/32>. Acesso em: 19 may 2024.
Seção
Artigos