CONDUTAS PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO SORISSO GENGIVAL: RELATO DE CASO CLÍNICO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REPOSICIONAMENTO LABIAL MODIFICADA

  • Daniel Tagliari
  • Marcos Massaro Takemoto
  • Flávia Kristine Knakiewicz
  • Marina Rotta de Andrade

Resumo

Diversas formas de tratamento têm sido relatada na literatura em busca do equilíbrio entre a estética branca (dente) e a estética vermelha (rosa), a fim de proporcionar um sorriso ditado por exigências estética dos pacientes. A exposição gengival excessiva (EGE) pode resultar em um comprometimento deste equilíbrio, assim sendo seu diagnóstico e identificação etiológica fundamentais para o manejo adequado. Com este objetivo este relato de caso demostra uma conduta de diagnóstico (Check list) e tratamento do sorriso gengival através de um reposicionamento do lábio superior (modificada), orientando o clínico na tomada de decisões. A técnica é realizada através de remoção de duas faixas de mucosa no vestíbulo bucal maxilar em ambos os lados com a manutenção do freio, proporcionando um vestíbulo estreito e tração muscular limitada, reduzindo a exposição gengival. A técnica produziu resultados satisfatórios através de um maior grau de cobertura gengival satisfazendo as exigências estéticas do paciente. Ainda a ficha de avaliação mostrou-se uma ferramenta válida e prática colaborando o clínico nas tomadas de decisões.

Publicado
2018-11-08
Como Citar
TAGLIARI, Daniel et al. CONDUTAS PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO SORISSO GENGIVAL: RELATO DE CASO CLÍNICO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REPOSICIONAMENTO LABIAL MODIFICADA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 15 - 27, nov. 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/304>. Acesso em: 03 may 2024.
Seção
Saúde