PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, PROCESSOS E IMPLICAÇÕES EM UM SHOPPING CENTER CATARINENSE

  • Gleberson de Santana dos Santos
  • Marília Santos de Freitas

Resumo

O mundo dos negócios é marcado pelo dinamismo, incertezas, contingências, mudanças e constantes transformações, exigindo das organizações que se adaptem aos mais diversificados cenários. Atrelada a esta exigência, a acirrada competitividade fez surgir uma maior necessidade das empresas em adquirir vantagens competitivas para conquistar e fidelizar mercados e garantir sua sobrevivência. Além disso, tornou-se exigência às organizações a tomada de decisões cada vez mais assertivas, eficazes e mais rápidas. Neste contexto, a análise organizacional e o planejamento estratégico têm sido adotados por diversos gestores como instrumento de controle, para o alcance do sucesso das organizações. Dessa forma, buscou-se com o estudo averiguar as diversas contribuições do planejamento estratégico e a análise organizacional para um shopping center localizado em Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa e que se classifica quanto aos objetivos como descritiva, fazendo-se uso de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com os gestores organizacionais e foi realizada análise documental. Os resultados apontaram uma organização em processo de consolidação do mercado que, para tanto, constantemente os gestores utilizam algumas estratégias para conquistar consumidores.

Publicado
2018-11-07
Como Citar
DOS SANTOS, Gleberson de Santana; DE FREITAS, Marília Santos. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, PROCESSOS E IMPLICAÇÕES EM UM SHOPPING CENTER CATARINENSE. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 118 - 134, nov. 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/299>. Acesso em: 03 may 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas