APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS EM SISTEMA DE ATENDIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

  • Felipe Luis Zorzi Dalla Valle
  • Flavia Bringhenti
  • Mara Lucia Grando
  • Stefan Antonio Bueno

Resumo

Os sistemas de filas estão presentes em diversas situações no cotidiano da população, nas indústrias de qualquer porte e área de atuação, além do setor comercial. É possível localizar este fenômeno nos processos gargalos, que representão fator limitante da capacidade total de fabricação das empresas. A partir da necessidade de modelar e otimizar os sistemas complexos para simular tomadas de decisões e aplicação de estratégias globais, a pesquisa operacional busca o aperfeiçoamento das operações e gerenciamento com mais assertividade em qualquer organização em que for utilizada. A teoria das filas atua especificamente no nicho das filas, onde são aplicadas metodologias de mensuração de diversos indicadores de performance dos sistemas, com o objetivo de realizar adaptações e aperfeiçoar o sistema como um todo. Com o objetivo de aplicar a teoria das filas em um sistema de atendimento de recursos humanos e demonstrar, este trabalho acadêmico é apresentado de forma indutiva. Sua pesquisa foi realizada através de entrevistas, observações e formulário de mensuração de atendimentos. Devido a grande utilização de informações estatísticas, esta análise é quantitativa. Ao analisar os indicadores calculados segundo a teoria das filas e modelo de filas M/M/S é possível notar a eficiência do sistema em relação ao tempo de atendimento e de espera dos clientes, além da pouca taxa de ociosidade.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
DALLA VALLE, Felipe Luis Zorzi et al. APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS EM SISTEMA DE ATENDIMENTO DE RECURSOS HUMANOS. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 123 - 134, may 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/257>. Acesso em: 08 may 2024.
Seção
Engenharias