ANÁLISES COMPARATIVAS ENTRE CIMENTOS PORTLAND COMPOSTO (CP-II Z 32) COM ACOMPANHAMENTO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA – MEV

  • Elizeu D. Antoniolli Neto Vezaro
  • Ailson Oldair Barbisan
  • Francisco Roberto da Silva Machado Junior

Resumo

Tendo em vista o constante aumento no consumo do cimento Portland nacional e sua empregabilidade na construção civil, torna-se cada vez mais importante avaliar o processo de qualidade envolvendo o material, garantindo ao consumidor que o mesmo está adquirido um produto que atende aos requisitos mínimos exigidos por normas e leis, mesmo que estes sejam atestados pelo fornecedor. O objetivo é analisar três amostras de cimento Portland CP II Z-32 adquiridas de fabricantes distintos, cujos produtos são comercializados na cidade de Chapecó, Santa Catarina, relacionando-as com as condições e parâmetros mínimos previstos nas normas regulamentadoras vigentes. A metodologia foi utilizada o método indutivo. O nível de pesquisa explicativa e o delineamento baseou-se em técnicas de pesquisas experimentais. Com relação ao instrumento de coleta de dados foram elaborados testes em laboratório, tendo como população todos os fabricantes de cimento Portland nacionais, sendo que, a amostra delimitou-se em apenas três destes fabricantes. Após a realização dos testes, os resultados foram satisfatórios para todas as amostras pesquisadas em todas as idades ensaiadas, pois o trabalho mostrou que, dos cimentos Portland CP II Z-32 analisados na idade aos 28 dias, nenhuma das amostras apresentou resultados inferiores a 32 MPa, tendo casos de amostra que atingiram 37 MPa no ensaio de resistência à compressão. Foram realizados ensaios para determinação da pasta de consistência normal, podendo ser aplicado à dosagem para se determinar o tempo de pega do cimento. Na complementação desta pesquisa, as amostras após o ensaio de ruptura nas diferentes idades, foram submetidas à observação através de Microscopia Eletrônica de Varredura, onde as imagens extraídas, possibilitaram além do enriquecimento intelectual acerca do assunto, uma melhor compreensão quanto ao comportamento em relação à microestrutura dos materiais pesquisados.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
VEZARO, Elizeu D. Antoniolli Neto; BARBISAN, Ailson Oldair; JUNIOR, Francisco Roberto da Silva Machado. ANÁLISES COMPARATIVAS ENTRE CIMENTOS PORTLAND COMPOSTO (CP-II Z 32) COM ACOMPANHAMENTO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA – MEV. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 102 - 122, may 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/255>. Acesso em: 08 may 2024.
Seção
Engenharias