ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA: UM ESTUDO DE CASO EM INCUBATÓRIO DE AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA

  • João Victor Ambrosi
  • Vera Lúcia Zeni Fortes

Resumo

Reduzir, reutilizar são as novas tendências aplicadas tanto nas pequenas como nas grandes empresas em todos os seguimentos no mercado global, seguindo uma legislação ambiental cada vez mais rigorosas, nas agroindústrias não é diferente, alternativas para buscar eficiência na reutilização de recursos naturais são uma forma de reduzir custos e se tornar competitivo em um mercado cada vez mais exigente. O objetivo do estudo analisar a viabilidade técnica de captação da água da chuva em um incubatório de uma pequena agroindústria localizada no oeste de Santa Catarina. A metodologia foi baseada no levantamento bibliográfico e validada através da aplicação in situ, onde buscou-se indicar as diretrizes que pudessem nortear o dimensionamento de um sistema de coleta e aproveitamento de água da chuva, descrevendo passo a passo as etapas para implantação do sistema. Os resultados evidenciam que a demanda que a concessionaria de fornecimento de água deixará de coletar do rio a ser tratada será de 7.248,00 m³/ano, ou 7.248.000,00 L/ano, sem considerar o desperdício inerente do processo, a receita anual gerada pela economia de água potável com o aproveitamento de água de chuva, no valor de R$ 70.126,08, proporcionará um período de retorno do investimento correspondente a aproximadamente 2 anos e 9 meses, a partir da data de funcionamento do sistema.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
AMBROSI, João Victor; FORTES, Vera Lúcia Zeni. ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA: UM ESTUDO DE CASO EM INCUBATÓRIO DE AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 39 - 60, may 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/252>. Acesso em: 08 may 2024.
Seção
Engenharias