PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS DE SEARA (SC)

  • Jéssica Cristine Finco
  • Cleusa Teresinha Anschau

Resumo

A satisfação dos consumidores é um dos principais objetivos de qualquer organização. Ela permite um aumento na receita de vendas da empresa, bem como, seu desenvolvimento. O principal objetivo deste estudo foi analisar o nível de satisfação dos clientes de uma distribuidora de alimentos localizada em Seara/SC, com relação aos produtos ofertados e os serviços prestados. Para isso, foi utilizado um questionário fechado que continha questões relacionadas ao atendimento prestado pelos colaboradores da empresa, representantes comerciais, entrega das mercadorias, tipo, variedade, marca e preço dos produtos ofertados, uniformização da equipe, promoções e brindes. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do estudo de caso foram método indutivo e pesquisa descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a entrevista e o questionário, numa população de 1324 clientes da distribuidora de alimentos de Seara (SC), finalizando com uma análise qualitativa e quantitativa. Através da análise do questionário, foi concluído que grande parte da amostra pertence ao segmento de mercados e está estabelecida há mais de 21 anos. Além disso, quando questionados a respeito dos representantes comerciais, entregas, produtos, uniformização e horário de funcionamento da distribuidora, foi obtido um retorno positivo. Já, nos quesitos preço, prazo de validade, brindes, descontos e promoções, foi recebido um retorno negativo. Entre as principais sugestões recolhidas dos clientes, está o envio de promoções e ofertas via e-mail ou telefone celular. Conclui-se que há satisfação, de um modo geral, para com a empresa.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
FINCO, Jéssica Cristine; ANSCHAU, Cleusa Teresinha. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS DE SEARA (SC). Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 115 - 137, may 2018. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/247>. Acesso em: 08 may 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas