IDENTIFICAR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DOS QUATRO TAMANHOS DE PIZZA MAIS VENDIDA DE UMA PIZZARIA DE CHAPECÓ-SC
Resumo
A lucratividade de uma empresa está diretamente relacionada à redução dos custos e o aumento das vendas da organização. Portanto é necessário que as empresas identifiquem os seus reais custos, buscando conhecer o real rendimento de suas vendas. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar os custos de produção e a venda do produto com mais demanda de uma microempresa comercial, tomando como base uma pizzaria da cidade de Chapecó/SC que trabalha com venda e entrega de pizzas sobre encomenda. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de campo para identificar os custos de produzir e vender a pizza filé ao molho de conhaque nos tamanhos P, M, G, GG. Para o embasamento teórico foram utilizados conceitos dos métodos, custeio variável, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, na sequencia estes métodos foram aplicados para análise dos dados. Os resultados confirmaram o que o gestor enfatizou no início da pesquisa, o tamanho com a maior margem de contribuição de acordo com os cálculos, é o tamanho M. Com base nas análises, sugeriu-se a empresa uma promoção da pizza G, a qual possui maior margem de contribuição unitária. Por fim, concluiu-se que para os gestores de micro e pequenas empresas é de grande relevância o conhecimento dos custos de produção buscando identificar formas de diminuir os custos e aumentar o lucro.
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