ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS VENDEDORES APÓS A PADRONIZAÇÃO DAS ROTINAS DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA

  • Juliane Colpo
  • Citania Aparecida Pilatti Bortoluzzi
  • Niloar Bissani

Resumo

O papel estratégico do profissional de vendas envolve a comercialização de produtos e o acompanhamento de toda a cadeia de abastecimento até que o cliente esteja plenamente satisfeito com sua compra. O vendedor demanda não somente de um relacionamento mais próximo com o cliente, mas deve estar satisfeito com a sua função e trabalho desempenhado na organização que atua. O presente trabalho foi realizado na Cooperativa Agroindustrial Alfa para identificar a satisfação dos vendedores após a padronização das rotinas de vendas do sistema e com isso medir a satisfação através da percepção dos vendedores e verificar se possuem deficiências e identificar as necessidades de melhorias. O método utilizado neste trabalho foi o indutivo, o tipo de pesquisa é exploratório, o nível é estudo de campo e o delineamento da pesquisa é quantitativo e qualitativo. Depois de coletar as informações, foi preparado um questionário com 15 perguntas, sendo aplicada via internet e enviado para 215 (duzentos e quinzes) e-mails de vendedores da Cooperativa, foram realizados também 2 (duas) entrevistas com os supervisores das filiais. Após a tabulação e análise dos dados constatou-se que a grande maioria dos vendedores estão satisfeitos com o sistema de vendas, mas que mesmo assim, tem uma pequena parte deles, que não estão satisfeitos. Algumas sugestões foram dadas para que os processos se tornem melhores. Conclui-se com este trabalho, que a maioria dos vendedores estão satisfeitos com a nova sistemática, mas que algumas melhorias podem ser tomadas para que todos dos vendedores sintam-se engajados e satisfeitos com os processos de vendas em geral.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
COLPO, Juliane; BORTOLUZZI, Citania Aparecida Pilatti; BISSANI, Niloar. ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS VENDEDORES APÓS A PADRONIZAÇÃO DAS ROTINAS DE VENDAS: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALFA. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 01 - 22, sep. 2017. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/215>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas