AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE DE TRABALHO NO ADOECIMENTO PSÍQUICO DE TRABALHADORES ATIVOS DO MUNICÍPIO DE SEARA – SC

  • Jordane Fátima Fabrin Uceff Faculdades
  • Marines de Castro Uceff Faculdades

Resumo

O aumento de casos de adoecimentos psíquicos vivenciados por trabalhadores tem aumentado significativamente, causando inquietação. Com isso, desenvolveu-se essa pesquisa que teve como objetivo geral identificar as possíveis influências do ambiente de trabalho no adoecimento psíquico de trabalhadores ativos do Município de Seara – SC. Um estudo quantitativo desenvolvido com trabalhadores de uma organização da esfera pública municipal e outra do ramo privado. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se as Escalas Beck, aplicadas em doze trabalhadores. Constatou-se que o adoecimento psíquico no contexto do trabalho ocorre sim, e algo bastante significativo e surpreendente refere-se à intensidade do sofrimento destes trabalhadores.


Palavras-chave: Trabalho. Adoecimento psíquico. Trabalhadores.

Publicado
2016-12-02
Como Citar
FABRIN, Jordane Fátima; DE CASTRO, Marines. AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE DE TRABALHO NO ADOECIMENTO PSÍQUICO DE TRABALHADORES ATIVOS DO MUNICÍPIO DE SEARA – SC. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 12 - 30, dec. 2016. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/article/view/145>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Saúde